A laranja é uma fruta abundante em vitamina C, é ainda rica em flavonóides, minerais e antioxidantes que fortalecem o sistema imunitário, prevenindo assim o aparecimento de várias doenças.
Nesse sentido o site UOL divulgou alguns dos superbenefícios para o organismo, que resultam de comer uma laranja por dia. Diga sim!
Reduz o risco incidência de derrames
Segundo a American Heart Association, comer laranja diminui a probabilidade de ocorrência de acidentes vasculares cerebrais (AVCs), em especial nas mulheres. A pesquisa conduzida por aquela entidade, contou com a participação de 69 mil mulheres, sendo que os investigadores detetaram que aquelas que comeram a fruta em maior quantidade assistiram igualmente a uma redução da probabilidade de ocorrência de AVC em cerca de 19%. Os especialistas creem que os flavonóides melhoram a função dos vasos sanguíneos, evitando o seu estreitamento e endurecimento e têm um efeito anti-inflamatório no organismo.
Protege o sistema cardiovascular
De acordo com um estudo japonês comer laranja e outras frutas cítricas é benéfico para ter um coração saudável. Na pesquisa os indivíduos que comiam mais laranjas apresentavam um risco menor de ataque cardíaco e de AVC. A laranja combate os radicais livres que contribuem para a formação de placas de gordura nas artérias, devido à sua quantidade de antioxidades que contém, o que diminui o risco de doenças coronárias.
Diminui o colesterol
Os flavonóides na fruta limitam a absorção do colesterol no intestino, o que por sua vez ajuda a diminuir o aumento dos níveis de colesterol mau (LDL) no organismo. A vitamina C, flavonóides, betacaroteno e fibras presentes na laranja são igualmente excelentes 'armas' quando se trata da redução da quantidade de gordura que circula nas artérias. Adicionalmente, a fibra reduz ainda a absorção do colesterol presente na comida.
Melhora o humor
Ingerir alimentos ricos em vitamina C, como a laranja, contribuiu para melhorar o estado emocional de pacientes internados, isto de acordo com um estudo realizado por pesquisadores do Montreal's Jewish General Hospital (JGH), no Canadá. Os doentes consumiram vitamina C ou vitamina D entre sete a dez dias e quem recebeu a vitamina C apresentou uma melhora rápida e significativa no humor.
Previne gripes e constipações
Novamente devido ao alto teor de vitamina C desta fruta, comer laranja protege e estimula o sistema imunológico, melhorando as defesas do organismo. Além de contrariar o aparecimento de gripes e constipações, a vitamina encurta ainda o período de duração das patologias.