A pesquisa, divulgada no periódico The Lancet, é a mais abrangente ao momento a comprovar os riscos a longo prazo dos níveis altos de colesterol ‘mau’ (LDL). Sendo que os cientistas envolvidos afirmam que é possível calcular, logo a partir dos 25 anos, o risco de problemas cardíacos e de acidentes vasculares cerebrais (AVC), avança a BBC News.
O estudo sublinha que quanto mais cedo os indivíduos adotarem um estilo de vida saudável que reduza as hipóteses de vir a ter o colesterol alto melhor.
O estudo
Os investigadores analisaram os dados de mais de 400 mil pessoas, de 19 países, e detetaram uma correlação sólida entre os níveis de colesterol ‘mau’ e o risco de problemas cardiovasculares no início da vida adulta até aos 40 anos seguintes ou mais.
Mais ainda, conseguiram calcular o risco de ocorrência de um enfarte ou AVC em indivíduos com 35 anos de idade ou mais, segundo o sexo, os índices de LDL e fatores de risco como por exemplo obesidade, tabagismo, hipertensão e diabetes
Um dos autores, o professor Stefan Blankenberg, da University Heart Center em Hamburgo, na Alemanha, destacou um dos pontos-chave do estudo: "as análises de risco usadas atualmente nas clínicas, para decidir se uma pessoa deve receber tratamento hipolipemiante, avaliam apenas o risco de problemas cardiovasculares ao longo de dez anos. Isso pode subestimar o risco ao longo da vida, em especial para os jovens”.