De acordo com a American Urological Association, um em cada dez homens irá sofrer uma disfunção erétil em algum momento das suas vidas, e o risco aumenta com a idade (cerca de 10% por década).
Problemas ocasionais na ereção não são necessariamente motivo de preocupação, já que podem resultar do consumo excessivo de álcool, stress, fadiga ou até mesmo problemas no relacionamento. Mas se o problema for recorrente deve consultar um médico.
Cinco causas comuns de disfunção erétil
Ansiedade de desempenho
Preocupar-se com a incapacidade de obter uma ereção pode realmente levar a que isso aconteça com mais frequência. Isto acontece porque qualquer tipo de ansiedade desencadeia a libertação de adrenalina, que por sua vez direciona o fluxo sanguíneo para longe de órgãos menos vitais, como o pénis.
Pouca energia
Stress e fadiga são duas causas comuns de disfunção erétil que muitos homens desconsideram. O stress crónico liberta essa adrenalina e dormir mal diminui a testosterona.
Medicação
Outra causa da disfunção erétil que os homens geralmente ignoram é a medicação que tomam. Informe-se das consequências antes de começar a tomar alguma coisa e discuta alternativas com o seu médico.
Depressão
Apatia, frustração e baixos níveis de auto-estima podem inibir a expressão sexual. Mas lembre-se de que os antidepressivos podem piorar a disfunção erétil.
Baixa testosterona
A hormona é a responsável pelo desejo sexual masculino. Embora os níveis atinjam um pico na meia-idade e depois diminuam lentamente com a idade, a baixa testosterona não parece ser uma causa direta da disfunção erétil.