Há alimentos que são muito saudáveis e devem, quase obrigatoriamente, fazer parte de uma alimentação equilibrada.
No entanto, alguns dos alimentos mais saudáveis só são bons quando consumidos com moderação e podem ser prejudiciais em excesso.
Vejamos:
Abacate
O abacate é uma fonte de gorduras monoinsaturadas saudáveis, que ajudam a melhorar a saúde dos cabelos, da pele e das unhas e a diminuir o colesterol. No entanto, consumir muitas gorduras de qualquer tipo nunca é uma boa ideia já que esta fruta tem um quantidade surpreendentemente alta de calorias - cerca de 250 por fruta.
Frutos secos
Os frutos secos são uma fonte extraordinária de gorduras saudáveis, o que pode ser benéfico para um coração saudável. Apesar dos benefícios, estes frutos são 80% gordura e têm elevadas calorias.
Manteiga de amendoim
Embora a manteiga de amendoim seja uma fonte saudável de gorduras e ajude a criar uma sensação de saciedade, é também rica em calorias e, por vezes, rica em açúcar.
Soja
A soja pode ser uma alternativa à carne - é rica em proteínas, tornando-a um bom substituto para as pessoas que seguem uma dieta vegetariana. No entanto, existem evidências de que a soja pode atuar como um estrogénio. Eem excesso pode piorar alguns distúrbios hormonais.
Sumos verdes
Sumos verdes naturais são uma maneira saudável de obter as doses diárias de frutas e legumes. No entanto, a maioria dos sumos verdes engarrafados são ricos em açúcar, o que pode reverter qualquer dos benefícios à saúde que as versões naturais prometem.
Ervilhas
As ervilhas são ricas em nutrientes que o seu corpo precisa, mas também são ricas em carboidratos e as calorias podem aumentar rapidamente.