Fazer jejum em dias alternados faz perder 3,5 kg num mês
Um novo estudo sugere ainda que o popular regime alimentar também aumenta a longevidade.
© iStock
Lifestyle Jejum intermitente
A prática do jejum intermitente é um excelente método para perder peso conforme indica uma pesquisa publicada no periódico científico Cell Metabolism, e divulgada pela revista VEJA.
O estudo aponta que abster-se de comer durante 36 horas algumas vezes por semana ajuda a emagrecer, contudo é imperativo intervalar o jejum seguinte com períodos de doze horas nos quais se deve comer adequadamente, incluindo alimentos mais abundantes em calorias.
Os dados apurados garantem que a prática do jejum intermitente incentiva a uma restrição calórica de 35% e ajuda a perder pelo menos, 3,5 quilos em um mês.
Segundo os investigadores, a eficácia da dieta pode advir do facto do corpo humano estar habituado e predisposto a longos períodos de jejum seguidos de excessos alimentares, já que os nossos ancestrais não comiam dentro de uma rotina e sim quando era possível.
“A elegância da dieta está no facto de que não exige que os participantes contem as refeições que fazem e as calorias ingeridas. Simplesmente não comem nada durante um dia”, disse Thomas Pieber, o principal autor do estudo, à revista Time.
Ainda assim, os investigadores salientam que qualquer indivíduo antes de começar a prática do jejum intermitente deverá consultar um médico ou nutricionista, já que nem todas as pessoas, por uma questão de saúde, podem submeter-se a uma restrição calórica tão extrema.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com