As propriedades presentes nesta variedade de vinagre fazem com que os alimentos sejam melhor absorvidos pelo organismo, ajudando assim a diminuir os níveis de açúcar no sangue e de colesterol ‘mau’ (LDL). Contém ainda inúmeros nutrientes, desde potássio, ácidos essenciais, vitaminas, enzimas, pectinas e celulose.
De acordo com o site Alimentación Sana, o vinagre de maçã deve ser ingerido em cápsulas, uma antes de cada refeição e não mais de três por dia. Este alimento pode ser ainda consumido ao natural: podendo diluir uma colher de sopa num copo de água também antes de comer (e novamente não mais de três vezes por dia!).
A nutricionista, autora do Livro ‘Guerra ao Açúcar’ e escritora do blog ‘Dicas de uma Dietista’, Sonia Marcelo, explica, conforme avança o jornal Metro, que o vinagre de maçã contribui para o ótimo funcionamento do organismo em geral e ajuda a manter o PH alcalino do sangue – o que de acordo com um número crescente de médicos e cientistas protege o corpo de doenças como o cancro.
Eis sete benefícios do vinagre de sidra e por que deve inclui-lo na sua alimentação, e preteri-lo a todos os outros:
Melhora a digestão: aumenta a secreção de enzimas relacionadas com a digestão de gorduras, melhorando desta forma a absorção dos nutrientes.
Combate a pele seca: é abundante em vitamina A, hidrata a pele e as mucosas do corpo.
Previne a inflamação: contém ácido acético responsável por combater a prisão de ventre e elimina as bactérias que provocam flatulência.
Diurético: é rico em potássio, pode ter efeito diurético no organismo e é capaz de alcalinizar o sangue.
Brinda saciedade: beber água com vinagre de maçã antes das refeições promove a sensação de saciedade, atenuando a fome.
Diminui os índices de colesterol: elimina o excesso de colesterol e de triglicéridos.
Controla a glicose: é reconhecido pelas suas propriedades depurativas do sangue, sendo o seu consumo ideal para quem sofre de diabetes. O jornal Metro, salienta que é capaz de reduzir em 25% a percentagem de açúcar no sangue.