De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os principais sintomas do novo coronavírus são febre, tosse seca persistente e falta de ar.
À medida que o surto se alastra, a maioria das nações europeias - incluindo Portugal, que está atualmente em Estado de Emergência - estão a restringir os movimentos dos cidadãos de modo a entender como o coronavírus se propaga e como pode afinal ser eficazmente tratado.
A OMS e a Direcção Geral de Saúde (DGS) recomendam assim que caso experiencie sintomas suspeitos pratique o autoisolamento ou quarentena (com duração de 14 dias). E que no caso nacional contacte a Saúde 24 para mais instruções - no número 808 24 24 24.
Tendo em conta os sintomas mais comuns e outros menos óbvios que podem ajudar a detetar o contágio da Covid-19, o jornal britânico Daily Mirror falou com indivíduos que sobreviveram após serem infetados com o novo coronavírus. Nomeadamente: Connor Reed (um cidadão britânico de 25 anos que na altura vivia em Wuhan); Jaimuay Sae-ung (a primeira cidadã tailandesa a ser infetada, 73 anos); Carl Goldman (turista com mais de 60 anos a bordo do cruzeiro Diamond Princess); Bridget Wilkins (cidadã britânica, mas que esteve em quarentena na Austrália); e David e Sally Abel (casal britânico que contraiu o vírus também enquanto viajavam a bordo do Diamond Princess).
Estes são, segundo os sobreviventes, os 13 sintomas que experienciaram enquanto estavam infetados com a Covid-19:
- Nariz entupido;
- Pressão nos ouvidos;
- Dor de cabeça latejante;
- Ardor nos olhos;
- Dor de garganta (e sensação de aperto);
- Dores no corpo/musculares;
- Dor nos pulmões ou dor ao respirar;
- Fadiga extrema;
- Perda de apetite;
- Febre;
- Aperto no peito e ataques de tosse;
- Sensação semelhante a jet-lag/desorientação;
- Desmaios.