É provável que tenha sempre algumas garrafas de água à mão e, agora, com a quarentena a propósito da Covid-19 sem fim à vista, muitas pessoas estão a açambarcar grandes quantidades de garrafões para garantir que não ficam sem água. Mas acontece que a água engarrafada não dura para sempre.
A água engarrafada expira e pode ficar supreendido com a razão. Não é com a qualidade da água que se deve preocupar, é com o plástico no qual a água vem embalada. Quando ultrapassa o prazo de validade ou quando a garrafa está exposta ao calor, a toxicidade contida no material plástico pode entrar na água.
Tal não afeta apenas o sabor da água, como também pode significar um risco sério para a saúde, isto se o plástico usado nas garrafas contiver a substância Bisfenol A.
Nestes casos, o plástico comprometido pode afetar o sistema endócrino, causando vários tipos de cancro, problemas neurológicos, bem como danificar o sistema imunitário.
Saliente-se que no caso das garrafas de água de plástico em PET - Polietileno Tereftalato -, que não contêm Bisfenol A, esse risco não se coloca, sendo que em Portugal todas as garrafas de água em plástico são produzidas com base na matéria-prima PET.
[Notícia atualizada às 17h00 de dia 01/04/2020 com informação relativa a Portugal]