Bons sonhos. Canábis pode ajudar a tratar insónias, defende estudo

Investigadores testaram o fármaco à base de canábis em 23 pacientes que sofriam de insónia crónica, e que dormiram melhor após a toma da droga.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
15/04/2020 11:00 ‧ 15/04/2020 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Os poderes da canábis

De acordo com uma pesquisa realizada por investigadores da Universidade da Austrália Ocidental, publicada no periódico científico Experimental and Clinical Psychopharmacology, e divulgada pela revista Galileu, a canábis ou marijuana medicinal pode ajudar no tratamento de indivíduos que sofrem de insónia crónica. 

Os investigadores detetaram que o efeito de sedação provocado pela canábis é uma terapia alternativa e segura.

No estudo, 23 voluntários foram tratados com a substância por 14 noites consecutivas. Todavia, os indivíduos desconheciam que lhes estava a ser administrada uma dose do fármaco ou somente um placebo (substância neutra que não tem qualquer efeito no organismo). 

Para Peter Eastwood, o líder da pesquisa e investigador no Centro de Ciência do Sono na Universidade da Austrália Ocidental, os efeitos secundários são quase inexistentes, e a droga tem um amplo potencial para tratar a condição de insónia crónica. “É admissível que novas melhorias na eficácia possam ser alcançadas a partir de doses mais elevadas e durante um período mais longo”, afirmou Eastwood num comunicado enviado à imprensa.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas