O abacate é, sem dúvida, o alimento do momento. Tem poucos hidratos de carbono e é rico em gorduras saudáveis, vitaminas K e C, folato e potássio. A fruta ajuda ainda a baixar o colesterol e a combater doenças cardíacas. Só há um problema: é bastante sensível e oxida rapidamente.
Comprar um abacate quase no ponto é motivo de festa. No entanto, abri-lo e no dia seguinte deparar-se com o cenário de que afinal já passou 'o prazo de validade' é um desgosto conhecido por muitos dos amantes da fruta. Mas há um truque para desacelerar o processo de oxidação da fruta.
O site Reader’s Digest revela o que pode fazer:
Comece por cortar uma cebola roxa em pedaços grandes. Depois coloque a cebola num recipiente hermético com o abacate. Certifique-se de que o caroço do abacate está virado para cima e que a pele toca nos pedaços de cebola que estão no fundo do recipiente. Depois feche bem e coloque-o no frigorífico.
De seguida, é só deixar a 'magia da natureza' funcionar. A cebola emitirá gases de enxofre que ajudam a retardar a oxidação do abacate, que o torna acastanhado. Aparentemente este truque funciona melhor do que outros truques como usar sumo de limão, água da torneira ou plástico.