A atual pandemia da Covid-19 destruiu os planos dos mais fies viajantes, no entanto, a Autoridade do Turismo de Malta anuncia, em comunicado, o lançamento de um sistema de webcams ao vivo de forma a ser possível viajar até a este arquipélago do Mediterrâneo e ficar a conhecer alguns dos lugares mais fascinantes do país.
Assim, praias, baías, monumentos e igrejas estão ao alcance de todos apenas a um clique, através do site www.visitmalta.com.
No mesmo comunicado, a entidade dá alguns dos exemplos:
Xlendi Bay
Localizado na ilha de Gozo encontra-se um dos locais mais pitorescos do arquipélago, a baía de Xlendi. Mais conhecida pela prática de mergulho e snorkeling, esta praia está repleta de formações de corais visíveis através das águas cristalinas. A gastronomia local é também um dos ex-libris desta baía, onde o peixe fresco é o protagonista.
Fonte de Tritão
À entrada de Valletta encontra-se um dos símbolos arquitetónicos mais representativos da capital maltesa: a Fonte de Tritão. Inaugurada em 1959 e obra do artista local Vincent Apap, a fonte apresenta três tritões de bronze, dois sentados e um ajoelhado, segurando uma bandeja, sobre uma base de algas. Estas figuras mitológicas simbolizam as profundas ligações de Malta com o mar. Em 2018 a fonte foi restaurada e hoje é uma das atrações turísticas mais importantes do país. Aqui, ocorrem celebrações variadas e de grande importância, desde festividades nacionais do Dia da República até concertos.
Basílica de Mosta. Igreja de Santa Maria, Mosta, Malta
Construída sobre uma antiga igreja, em 1860, é também conhecida como Igreja Paroquial de Mosta. O seu formato circular e cúpula, considerada a quarta maior do mundo, fazem deste monumento um edifício único a nível arquitetónico. No seu interior encontra-se uma das maiores coleções de pintura do artista Giuseppe Cali. Durante a Segunda Guerra Mundial, uma bomba perfurou a cúpula e deslizou pelo chão da Igreja, quando estava cheia de crentes. Não houve qualquer explosão e todos os presentes saíram ilesos.
A aldeia onde se encontra a Igreja, situa-se no centro da ilha de Malta e goza de uma intensa vida comercial e de um rico legado histórico. Na localidade pode-se encontrar restos pré-históricos como as catacumbas debaixo do Forte de Mosta e dólmenes da Idade de Bronze.