Uma nova e enigmática condição relacionada com a Covid-19 tem estado a ser divulgada nas últimas semanas pelos media de todo o mundo, após terem sido registados vários casos de crianças doentes em vários países.
A patologia tem sido descrita como uma 'síndrome inflamatória', semelhante à Síndrome do Choque Tóxico e à Doença de Kawasaki.
Andrew Cuomo, o Governador do Estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, revelou recentemente que a condição já terá afetado 100 crianças em Nova Iorque e crianças de pelo menos 15 estados daquele país, assim como cinco na Europa.
Cuomo descreveu alterações na cor da pele e batimento cardíaco acelerado como dois dos vários sintomas, afirmando: "os pais têm de estar em estado de alerta".
"Eu próprio como pai posso dizer-vos que é o pior pesadelo de qualquer progenitor. É realmente perturbador".
A doença de Kawasaki é uma condição que afeta sobretudo crianças com menos de cinco anos, sendo também conhecida como síndrome monocutânea dos gânglios linfáticos.
Segundo o Sistema Nacional de Saúde britânico, a patologia caracteriza-se por sete sintomas chave sobre os quais todos os pais e cuidadores devem estar a par:
1. Febre durante mais de cinco dias;
2. Erupções cutâneas;
3. Gânglios inchados na garganta;
4. Lábios secos e gretados;
5. Dedos das mãos ou dos pés vermelhos;
6. Olhos vermelhos;
7. Diarreia.
Se notar algum destes sintomas no seu filho é imperativo que procure assistência médica o mais rapidamente possível.
O NHS aconselha: "é recomendável que o tratamento comece o mais cedo possível. Quanto mais cedo tiver ínicio, mais rápida será a recuperação e o risco de surgirem complicações será menor".
"Imunoglobulina intravenosa humana (IVIG), uma solução composta por vários anticorpos e a toma de aspirina são os dois principais tratamentos usados pelos médicos para tratar a Doença de Kawasaki".
No final de abril, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, confirmou, durante a conferência de imprensa da DGS, a possibilidade de existir um caso "semelhante" à síndrome de Kawasaki em Portugal.
Leia Também: Há um caso “parecido” com síndrome de Kawasaki numa criança portuguesa