A alface pré-lavada que compra no supermercado pode não estar tão bem lavada quanto pensa. Quem o diz é a Reader's Digest que afirma que a Food and Drug Administration (FDA - entidade reguladora da segurança alimentar e do medicamento dos Estados Unidos - incentiva a alface a ser lavada com uma solução de alvejante para matar bactérias nocivas.
A solução de alvejante feita de cloro e água tem capacidade de higienizar alimentos e também desinfetar ambientes da casa. O problema é que, às vezes, os restos de alvejante ficam na alface.
Além disso, estudos descobriram que a solução de alvejante nem sempre é eficaz, o que significa que os contaminantes ainda podem chegar à sua cozinha, mesmo após o tratamento com água sanitária.
Assim, de forma a assegurar que a sua alface pré-lavada está livre de produtos químicos e bactérias, é melhor lavá-la novamente.
Etapa 1: Encha a pia (ou uma tigela grande e limpa) com água fria.
Etapa 2: Mergulhe o alimento na água fria. Agite a água com as verduras dentro, para que a água penetre em todos os pequenos recantos e fendas das folhas.
Etapa 3: Deixe as verduras de molho durante, pelo menos, 10 minutos.
Etapa 4: Retire os verdes e agite-os suavemente para remover o excesso de água.