Teste de SARS-CoV-2 IgG, com 100% de sensibilidade disponível em Portugal
Beckman Coulter, empresa internacional em diagnóstico clínico e com sede também em Lisboa, anunciou o lançamento em Portugal do teste de anticorpos SARS-CoV-2 IgG, com 100% de sensibilidade e 99,8% de especificidade.
© Shutterstock
Lifestyle Beckman Coulter
"O nosso teste tem o potencial de identificar indivíduos que já obtiveram uma resposta imunológica ao novo coronavírus e poderiam doar plasma convalescente para uso no combate à doença em pacientes gravemente doentes", afirma Julie Sawyer Montgomery, presidente da Beckman Coulter.
"A terapia plasmática convalescente será um instrumento crítico no nosso arsenal de tratamento, na ausência de uma vacina eficaz, quando olhamos para o outono e o Inverno, quando muitos epidemiologistas preveem uma segunda grande onda de infeções", acrescenta.
A Beckman Coulter, na passada segunda-feira, dia 15 de junho, que o teste de anticorpos SARS-CoV-2 IgG já está disponível em Portugal e em todos os mercados que validam a certificação CE.
Entretanto, a empresa já enviou testes para mais de 400 hospitais, clínicas e laboratórios de diagnóstico nos Estados Unidos e começou também a enviá-los para clientes em todo o mundo.
Henry Ford Health System foi um dos primeiros sistemas de saúde que recebeu o teste da Beckman Coulter e validou autonomamente a sua performance.
"Selecionámos o teste de anticorpos SARS-CoV-2 IgG da Beckman Coulter para ser a espinha dorsal do programa de testes serológicos COVID-19 da Henry Ford, devido ao seu excelente desempenho na nossa rigorosa avaliação independente", explica o Dr. Bernard C Cook, Chefe de Divisão de Patologia Química da Henry Ford Health System.
"Henry Ford descobriu ao executar o ensaio Beckman Coulter SARS-CoV-2 em 204 amostras de doentes COVID-19 confirmadas por PCR, uma sensibilidade de teste de 100% aos 14 dias pós PCR e o teste de 80 amostras de doentes da era pré-COVID produziu uma especificidade de 100%".
A Beckman Coulter inclui mais de 16 mil analisadores de imunoensaio em todo o mundo e tem aumentado a sua produção de modo a facultar um valor superior de 30 milhões de testes por mês.
Este teste de anticorpos SARS-CoV-2 IgG identifica a imunoglobulina G (IgG), e foca-se nos anticorpos que detetam o domínio de ligação do recetor (RBD) da proteína 'spike' que o SARS-CoV-2 recorre para se fixar nos recetores de células humanas. Tal é relevante, porque os anticorpos que visam o RBD têm o potencial de neutralizar e, consequentemente, impedir uma infeção futura, bloqueando a entrada do vírus na célula.
"Um ensaio de anticorpos IgG, como o teste desenvolvido pela Beckman Coulter, pode fornecer informações valiosas sobre os níveis de imunidade da comunidade níveis comunitários de imunidade que informarão a tomada de decisões em matéria de saúde pública e o lançamento de uma vacina quando esta estiver disponível", conta Shamiram R. Feinglass, M.D., MPH, diretora médica da Beckman Coulter.
"A elevada sensibilidade e especificidade deste ensaio proporcionam um elevado valor preditivo positivo, mesmo quando a incidência global da doença é baixa". Adicionalmente, uma vez que o nosso ensaio pode ser executado em vários tipos diferentes de analisadores, pode ser adaptado a uma variedade de ambientes de cuidados de saúde para melhor responder às necessidades de cada comunidade", conclui Feinglass.
Leia Também: É imune? Investigadores criam teste para detetar anticorpos da Covid-19
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com