Uma nova pesquisa realizada por médicos da organização médica internacional The Endocrine Society, publicado no Journal of the Endocrine Society, e divulgado na revista Galileu, revela que o consumo de canela ajuda a controlar os níveis de açúcar no organismo em indivíduos que sofrem de pré-diabetes, que por sua vez pode evoluir para diabetes de tipo 2 - uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
O estudo analisou o impacto da canela em 51 voluntários com a condição, os quais tomaram uma cápsula de 500 mg de canela ou um de um placebo, três vezes por dia, durante três meses.
No fim da experiência, os investigadores concluíram que os fármacos à base de canela reduziram eficazmente os níveis glicose no sangue ao acordar e notaram ainda que potenciaram a resposta do corpo ao consumo de alimentos ricos em hidratos de carbono, nada benéficos para quem sofre de pré-diabetes. Adicionalmente, a especiaria não apresentou efeitos secundários.
"O nosso estudo de 12 semanas mostrou efeitos benéficos da adição de canela à dieta, mantendo os níveis de açúcar no sangue estáveis em participantes com pré-diabetes", afirmou Giulio R. Romeo, co-autor da pesquisa e endocrinologista do Joslin Diabetes Center, em Boston, num comunicado emitido à imprensa.