O sentido de olfato dos cães é bastante diferente do dos seres humanos, e como tal é fácil entender como os nossos gostos e os dos patudos relativamente a odores comummente considerados agradáveis ou detestáveis pode ser bastante diferente, explica um artigo publicado no portal especializado Perito Animal.
Por exemplo, se para nós o cheiro a urina é dos mais que mais nos incomodam, para os cães trata-se de um odor bastante interessante, na medida em que lhes confere imensa informação acerca do ambiente que os rodeia.
O detestado cheiro a cítricos
Tenha em mente que os cães têm o sentido de olfato 40 vezes mais apurado que nós. E se é verdade que a maioria das pessoas aprecia o odor a frutos cítricos, chegando inclusive a comprar produtos de limpeza e sprays ambientadores com o aroma distinto, o facto é que para os patudos este é um dos cheiros mais insuportáveis que existem. E todos sabemos como tende a demorar horas até desaparecer... pois é, se para si já é um cheiro intenso então imagine como o seu animal o sente.
Segundo o Perito Animal, o cheiro a cítricos pode causar inclusive irritação nas vias respiratórias do cão, o que se traduz numa sensação de queimadura insuportável.
As frutas cítricas em si, tais como a laranja, limão, tangerina ou toranja são odiadas pelo seu patudo, contudo para ele o aroma ainda é mais intolerável quando surge na forma de óleos essenciais. Tal deve-se ao facto de que estes óleos são produtos concentrados que por sua vez produzem um odor ainda mais ativo do que a fruta por si só.