Diabetes tipo 1. Doentes poderão viver mais com medicamento para artrite

Indivíduos que sofrem de diabetes tipo 1 podem viver mais, após cientistas terem apurado que um tratamento específico utilizado para artrite pode retardar a progressão da enfermidade, considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a epidemia do século XXI.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
10/08/2020 10:19 ‧ 10/08/2020 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Epidemia do século XXI

Os cientistas esperam que o fármaco denominado Abatacept - vendido em Portugal - possa tratar a diabetes já entre os próximos três a cinco anos. Para tal, uma equipa de investigadores britânicos, vai segundo informações avançadas pelo i, começar em breve um ensaio clínico a larga escala. 

A professora Lucy Walker da instituição de ensino superior University College London, disse ao i: "descobrimos algo novo e se for sustentado após a realização de mais testes será um novo paradigma que pode potencialmente ser extremamente importante". 

"Trata-se de uma descoberta bastante significativa se a droga for capaz de suprimir a doença, já que terá também a capacidade de desacelerar a sua progressão e reduzir o risco de complicações". 

A diabetes de tipo 1 ocorre quando as células do corpo que tipicamente produzem insulina foram destruídas, deixando o organismo incapaz de produzir a hormona essencial. 

Este é o tipo de diabetes menos comum, afetando cerca de 10% dos adultos que sofrem da doença. Sendo tratada com a toma diária de injeções de insulina ou com o uso de uma bomba de insulina. 

A diabetes de tipo 1 tende a surgir logo na infância, ou antes dos 40 anos de idade e não está associada à obesidade. 

Leia Também: Cinco sinais subtis que podem indicar diabetes

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas