Os cientistas esperam que o fármaco denominado Abatacept - vendido em Portugal - possa tratar a diabetes já entre os próximos três a cinco anos. Para tal, uma equipa de investigadores britânicos, vai segundo informações avançadas pelo i, começar em breve um ensaio clínico a larga escala.
A professora Lucy Walker da instituição de ensino superior University College London, disse ao i: "descobrimos algo novo e se for sustentado após a realização de mais testes será um novo paradigma que pode potencialmente ser extremamente importante".
"Trata-se de uma descoberta bastante significativa se a droga for capaz de suprimir a doença, já que terá também a capacidade de desacelerar a sua progressão e reduzir o risco de complicações".
A diabetes de tipo 1 ocorre quando as células do corpo que tipicamente produzem insulina foram destruídas, deixando o organismo incapaz de produzir a hormona essencial.
Este é o tipo de diabetes menos comum, afetando cerca de 10% dos adultos que sofrem da doença. Sendo tratada com a toma diária de injeções de insulina ou com o uso de uma bomba de insulina.
A diabetes de tipo 1 tende a surgir logo na infância, ou antes dos 40 anos de idade e não está associada à obesidade.
Leia Também: Cinco sinais subtis que podem indicar diabetes