Descansar adequadamente é essencial para o bem-estar físico e mental do seu patudo, e por isso mesmo a publicação especializada Perito Animal decidiu divulgar algumas dicas para ajudá-lo a decidir qual é o melhor local de repouso para o seu cão.
Deve primeiro ter em conta um espaço que preencha determinados requisitos, senão o animal pode não gostar do local que lhe preparou e simplesmente escolher outro lugar, como por exemplo a sua cama.
De acordo com o Perito Animal, para o seu patudo dormir o 'sono dos justos' deve escolher um local que obedeça a estes quatro pontos chave:
Lugar tranquilo e íntimo
O animal deve ser colocado numa zona sem grandes fontes de ruído. Adicionalmente, deve considerar este local como sendo o refúgio do seu cão, ou seja, tem de respeitá-lo e evitar incomodá-lo - caso contrário, quando pretender estar só, irá para outro local.
Temperatura agradável
Escolha uma área sem correntes de ar, e com uma temperatura aprazível, por outras palavras nem extremamente quente no verão, nem muito fria no inverno.
Tamanho apropriado
A cama deve ter um tamanho apropriado à dimensão do corpo do animal e às suas necessidades, para que se consiga mover e esticar à vontade e sem restrições. Deve ser igualmente densa o quanto baste para ser isolada do soalho.
Materiais de qualidade
O material da cama deve ter qualidade, de modo a quem não morda ou arranhe a cama, destruindo-a inclusive. Evitando que o cão se magoe e se engasgue com os materiais que possa arrancar à dentada.