Um novo estudo publicado no Reino Unido sugere uma possível ligação entre a Covid-19 e o desenvolvimento de diabetes tipo 1 em crianças.
De acordo com um artigo do Imperial College London (ICL), divulgado esta terça-feira, o estudo, publicado na Diabetes Care e liderado por médicos do ICL NHS Trust e investigadores daquela universidade, revela que 30 crianças em hospitais no noroeste de Londres apresentaram diabetes tipo 1 durante o pico da pandemia.
Este número é “o dobro do número de casos normalmente vistos neste período em anos anteriores, com grupos de casos em dois desses hospitais”.
A equipa acredita que a proteína spike do coronavírus pode ser capaz de atacar e destruir as células produtoras de insulina no pâncreas.
“Parece que as crianças têm baixo risco de desenvolver casos graves de Covid-19. No entanto, precisamos de considerar potenciais complicações de saúde após a exposição ao vírus em crianças”, disse Karen Logan, do ICL NHS Trust.
“A nossa análise mostra que, durante o pico da pandemia, o número de novos casos de diabetes tipo 1 em crianças era muito alto em dois dos hospitais no noroeste de Londres em comparação com os anos anteriores, e quando investigamos mais, algumas dessas crianças tinha coronavírus ativo ou já haviam sido expostas ao vírus”, acrescenta.
“Acreditamos que este estudo seja o primeiro a mostrar uma ligação entre a Covid-19 e o desenvolvimento de diabetes tipo 1 em algumas crianças. O nosso estudo foi limitado a uma região do Reino Unido e mais pesquisas são necessárias para estabelecer uma ligação definitiva entre os dois, mas, enquanto isso, esperamos que os médicos estejam cientes dessa potencial associação".