A verdade, é que determinadas frutas são prejudiciais para a saúde dos cães, e em alguns casos nem os médicos veterinários sabem muito bem porquê, conforme reporta um artigo publicado no jornal Metro.
Uma dessas frutas danosas e expressamente proibida é a uva. Relativamente a este alimento, os veterinários são unânimes: é péssimo para os cães, chegando aliás a ser tóxico para o seu pequeno e frágil organismo.
A uva, explica o jornal Metro, provoca diarreia, vómito, fraqueza, tremores e nos casos mais severos insuficiência renal, o que por sua vez pode causar a morte do animal.
Os veterinários não sabem ao certo a partir de que quantidade a uva se torna perigosa, sendo que esse 'ponto chave' pode depender por exemplo do peso ou do porte do patudo - e como tal, aconselham a jamais dar o alimento ao cão, de modo a evitar um desfecho dramático e possivelmente fatal.
Por isso, e se por alguma eventualidade, o seu animal roubar e trincar uma uva, o melhor a fazer é levá-lo de urgência ao veterinário.