Os membros do público têm sido avisados para estarem atentos à incidência de uma tosse seca persistente como um dos principais sinais alarmes da Covid-19.
Sendo que se está a experienciar quaisquer sintomas do vírus é imperativo que realize o teste de despistagem da doença, logo nos primeiros cinco dias de manifestação dos sinais.
Mas, afinal o que é uma tosse seca persistente?
Trata-se de um dos sintomas 'clássicos' do novo coronavírus, segundo a médica de família Sarah Jarvis, diretora da clínica Patientaccess.com.
De acordo com a profissional uma tosse seca persistente é:
- Nova para si (ou diferente da sua tosse normal se, por exemplo, sofre de 'tosse de fumador');
- Persistente - não apenas porque sente necessidade de 'limpar' ou desobstruir a garganta ou porque sente que tem algo preso na garganta;
- Dura pelo menos meio dia;
- Uma tosse seca (ao invés de 'frutada') é mais provável que ocorra devido a uma infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, contudo deverá isolar-se independentemente se a sua tosse é seca ou produtiva.
O Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS), de acordo com informações divulgadas pelo jornal The Sun, descreve a 'tosse seca' como uma tosse na qual não é produzido qualquer muco ou catarro.