Estas não são as notícias que esperávamos. De acordo com um conselheiro científico britânico, o novo coronavírus existirá "para sempre", pois é improvável que seja erradicado. O alerta foi feito por John Edmunds, membro do Grupo de Aconselhamento Científico para Emergências (SAGE), que acrescentou que uma vacina ajudaria a melhorar a situação.
"Teremos que viver com este vírus para sempre. Há muito poucas chances de que este seja erradicado", diz o especialista esta quarta-feira, citado pelo Mirror.
Ainda que, na opinião do cientista, o SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19, permaneça por aí indefinidamente, este acredita que a possibilidade de uma vacina no final do inverno deve ter impacto na estratégia do governo britânico agora.
“Se as vacinas estão a chegar, então, na minha opinião, devemos tentar manter a incidência o mais baixa possível agora, porque poderemos usar as vacinas num futuro não muito distante”, afirma. "Não acho que vamos vacinar todas as pessoas, mas para começar, talvez as pessoas de maior risco, profissionais de saúde e assim por diante".