Os anticorpos contra o novo coronavírus diminuíram na população britânica durante o verão, revela um estudo publicado esta segunda-feira.
Os cientistas do Imperial College London, ao rastrear os níveis de anticorpos na população britânica (mais de 365.000 pessoas selecionadas aleatoriamente) após a primeira onda de infeções por Covid-19 em março e abril, descobriram que a prevalência dos mesmos caiu de 6% no final de junho para apenas 4,4% em setembro.
Embora a imunidade ao novo coronavírus seja uma temática complexa, e possa ser auxiliada por células T, bem como células B que podem estimular a produção rápida de anticorpos após a re-exposição ao vírus, os investigadores afirmam que o período de proteção após a infeção pode não ser tão duradouro como se pensava.
"A imunidade diminui rapidamente. Ainda não sabemos se isso deixará essas pessoas em risco de reinfecção com o vírus que causa a Covid-19, mas é essencial que todos continuem a seguir as orientações para reduzir o risco para si próprios e para os outros", disse Helen Ward, do Imperial College London, num comunicado citado pela CNN.
O estudo também mostra que "as pessoas que não apresentaram sintomas relacionados com Covid-19 têm a probabilidade de perder os seus anticorpos detetáveis mais rapidamente do que aquelas que apresentaram os sintomas".
Note que as descobertas da Imperial ainda não foram revistas por pares.