Na atual era em que vivemos é difícil não falar de infeção por Covid-19 no nosso quotidiano. A pandemia alterou a nossa forma de viver e de conviver, alterou a nossa forma de trabalhar, alterou a nossa forma de prestar cuidados de saúde, mas sabemos que não alterou a frequência nem a apresentação das outras doenças que conhecíamos antes da pandemia.
Respondendo à questão que muitos pacientes têm colocado: a Covid-19 poderá causar lesões nos olhos? Responderia diretamente que sim!
Este sim convicto não reside tanto nas consequências diretas da infeção na nossa saúde ocular, mas sim nas consequências indiretas pela falta de tratamento de doenças que conseguiríamos resolver se atuássemos atempadamente. Refiro-me aqui a doenças como glaucoma, degenerescência macular da idade, retinopatia diabética ou até casos de inflamação ou infeção ocular que têm sido diagnosticados e tratados tardiamente. Estas patologias tardiamente diagnosticadas podem mesmo ser irreversíveis pelo que é importante alertar para o impacto negativo de adiar a procura de resposta clínica atempada.
Que problemas oculares podem surgir num doente infetado por Covid-19?
Sabemos que a infeção pelo novo coronavírus pode ter manifestações oculares, e ser até um sinal de apresentação da doença, na forma de uma conjuntivite aguda. A conjuntivite tem sido descrita em alguns pacientes com Covid, e vários trabalhos científicos apontam a existência de vírus nas secreções e lágrimas dos pacientes.
Embora seja um sintoma menos frequente, uma conjuntivite deve deixar o alerta para uma possível situação de infeção Covid.
João Pinheiro© DR
Mais recentemente têm sido descritas alterações na retina de pacientes com infeção por Covid. Tem sido reportado o aparecimento de hemorragias e de pequenas áreas de enfarte da retina, quer em pacientes com sintomas mais severos, quer em pacientes com sintomas leves. Pensa-se que estas lesões traduzem uma doença mais generalizada, com atingimento de pequenos vasos sanguíneos noutros locais para além do sistema respiratório, sendo responsável pelo surgimento de diversos sintomas em outras partes do organismo.
Esteja atento aos sintomas e não adie o diagnóstico!
Tendo em conta a magnitude da pandemia que vivemos, é importante estar atento ao possível surgimento de sintomas oculares novos, que podem ser clinicamente significativos, como perda de visão ou aparecimento de manchas escuras de novo no campo visual. Estes sintomas indicam necessidade de avaliação oftalmológica atempada e chamam à atenção para necessidade de acompanhamento dos pacientes após recuperação de uma infeção Covid.
Importa aqui salientar à população a importância de não adiar a procura de cuidados de saúde em qualquer caso de alteração aguda da visão, mesmo em tempo de pandemia. É igualmente fundamental manter um acompanhamento médico regular das suas patologias crónicas.
As unidades de saúde mantém-se em funcionamento, e têm medidas implementadas para garantir a segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde, pelo que aconselhamos os nossos doentes a não adiar a deslocação aos hospitais por receio de segurança, seja para uma consulta, exame ou tratamento.