Grande parte das crenças que ainda persistem em torno da nutrição são baseadas em ideias erróneas, sem base científica e que podem desviar-nos do nosso objetivo. São mitos que se estabeleceram pelo simples facto de se repetirem ou popularizarem.
Assim, a abc identifica uma série de mitos alimentares. Nós apresentamos-lhe três.
Mito 1: Satanizar comida. Na procura pelo peso desejado ou o estado ideal de saúde, a pessoa indaga quais os alimentos que devem ser eliminados da dieta para atingir essa meta. Nesse grupo, é comum ouvir que podem deixar de consumir alimentos que são fonte de hidratos de carbono como massa, arroz ou batata.
Mito 2: Dar aos alimentos o poder de 'engordar'. Neste ponto, podemos apontar algumas frutas como abacate, banana, uva ou alguns tubérculos como batata ou batata doce. Segundo a abc, nenhum alimento tem o poder de engordar (ou fazer com que perca peso) por conta própria. O que levará a obter um resultado ou outro será o cálculo total da energia que consumimos no nosso dia a dia versus o que gastamos.
Mito 3: Qualquer alimento integral engorda menos. Na verdade, o que caracteriza um alimento integral é que ele contém mais fibras. Como regra geral, é melhor escolher alimentos integrais, porém, isso é algo que vai depender da casuística específica de cada pessoa e haverá até determinados quadros clínicos ou certas populações para as quais o consumo de pão branco, por exemplo, é a melhor opção.