A Impress, cadeia de clínicas especializadas em ortodontia invisível, dá a conhecer as três principais causas para o desalinhamento dos dentes e alerta para a adoção de novos cuidados, mesmo após o tratamento com alinhadores. Preste atenção:
- Genética: "todos herdamos características dos nossos pais e os dentes não são exceção. Se a criança herdar dentes grandes do pai, mas maxilares menores da parte da mãe, os dois não serão compatíveis e irão dar origem a um desalinhamento dental. Além desta possibilidade, uma má formação facial resultante do momento do parto também dá origem aos famosos dentes tortos";
- Hábitos: "há certos hábitos, manias ou tiques que influenciam diretamente o movimento dos dentes. Prolongar o uso da chucha quando se é criança, pressionar a língua contra os dentes, respirar pela boca, roer as unhas ou morder objetos duros são alguns dos hábitos que causam uma sobrecarga nos tecidos da boca e que leva ao desalinhamento dos dentes";
- Dentes do siso: "os famosos dentes do siso ocupam também um lugar no topo da lista de coisas que entortam os dentes. Normalmente, existem pessoas em que os seus dentes do siso não têm espaço suficiente para nascer e por isso eles forçam os restantes dentes para conseguirem crescer. É por esse motivo que cada vez mais especialistas retiram os sisos aos pacientes, de modo a evitar sorrisos desalinhados e dores desnecessárias".
Dito isto, a Impress recomenda que os portugueses adotem novos hábitos.
"A Impress é uma clínica especializada exclusivamente em ortodontia invisível que tem como missão providenciar uma solução médica com recurso a alta tecnologia, a um preço mais acessível, ao possibilitar que o paciente só tenha de realizar uma única consulta presencial, podendo dar continuidade ao processo em qualquer lugar e até em casa. A evolução é monitorizada pela equipa médica através de uma aplicação móvel, para a qual o paciente tem apenas de enviar uma fotografia do seu sorriso de cada vez que troca de alinhadores, e que, recorrendo a uma tecnologia de inteligência artificial, analisa o progresso e sinaliza caso haja algum imprevisto. Apesar deste acompanhamento digital, 7 dias por semana, o paciente pode visitar a clínica sempre que quiser, sem custo adicional", rematam.