Um estudo, publicado esta quarta-feira na revista JAMA Internal Medicine e realizado por investigadores do National Cancer Institute, descobriu que pessoas que foram infetadas e testaram positivo para os anticorpos contra a Covid-19 têm menos probabilidade de reinfeção quando comparados com aqueles que testaram negativo.
Para chegar a estas conclusões, foram analisados exames de 3,2 milhões de pessoas nos Estados Unidos, entre janeiro e agosto de 2020. Entre a amostra, 11,6% testaram positivo para anticorpos contra a Covid-19 enquanto 88,3% testaram negativo.
Daqueles que testaram positivo para anticorpos, apenas 0,3% foram infetados ou reinfetados num período de 90 dias. O valor aumenta para 3% nos casos de pessoas que testaram negativo para anticorpos e que foram reinfetadas.
“Os resultados mostram que a redução é dez vezes menor, mas ainda tenho algumas advertências”, diz Douglas Lowy, o médico responsável pelo estudo. “Há uma redução. Depois de uma infeção natural (não provocada por uma vacina), há uma proteção parcial contra uma possível infeção”, acrescenta.
Porém, o médico alerta que o estudo é inconclusivo e que ainda precisa de ser aprofundado, tendo em conta as novas variantes.
Leia Também: Anticorpos detetados em recém-nascido após mãe ter sido vacinada