A cultura japonesa e a cultura escandinava uniram-se num estilo de decoração que junta o melhor dos dois mundos: o Japandi. Este é um estilo de peças de artesanato e elementos naturais, cujos materiais e design transmitem personalidade e combinações improváveis.
A designer Shanty Wijaya, que recentemente inaugurou um projeto em Los Angeles dedicado a esta temática intitulado, “The Japandi Project”, descreve esta nova tendência à CNN como “o movimento de design entre o Oriente e o Ocidente que combina elementos artísticos japoneses e a filosofia wabi-sabi com o conforto e o calor escandinavo”, escreve o Imovirtual. Acrescenta ainda que "o Japandi não é puramente estético, mas um modo de vida. Trata-se de reconhecer, aceitar e abraçar a imperfeição da vida e optar pela simplicidade e autenticidade como uma escolha consciente.”
Mas afinal, qual é o segredo para criar um ambiente ao estilo Japandi?
Tons neutros, materiais em madeira e plantas.
Inspire-se neste novo estilo de decoração e traga conforto, elegância e simplicidade à sua casa. Na decoração, opte pelos tons claros ou crie apontamentos de cor, sem comprometer a simplicidade do estilo.
Escolha materiais naturais, ou seja, provenientes da natureza sem tratar, acompanhados com peças em pedra ou bambu, móveis em madeira pouco trabalhada, cadeiras em fibras naturais e tecidos em linho, lâmpadas de papel, peças em cerâmica, entre outros.
Resumindo, traga o exterior para dentro de casa, mas sem excessos. Privilegie o verde e aposte em plantas, desse modo, terá uma decoração tal qual as casas japonesas mais tradicionais, assim que entrar pela sua porta de entrada.