Morangos: "Baixos em calorias, ricos em vitamina C e compostos bioativos"
Este mês de abril, o Lifestyle ao Minuto dá destaque ao morango. Trata-se de uma fruta da época à qual se atribuem "efeitos protetores contra doenças crónicas, como doenças cardiovasculares, cancro, Alzheimer e depressão", diz a nutricionista Lillian Barros, no âmbito da rubrica 'Alimento do Mês', acrescentando que os morangos são ainda versáteis e baixos em calorias. O texto que se segue é da sua autoria.
© Razer
Lifestyle Alimento do mês
Os morangos são especialmente conhecidos pelo seu alto teor de vitamina C e baixo valor calórico - como 90% da sua constituição é água, 10 morangos de tamanho médio (≈100 g) equivalem a apenas 34 kcal!
Fornecem também fibra, bem como várias outras vitaminas em menor quantidade, como tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B6 e vitaminas lipossolúveis, incluindo carotenóides, vitamina A, vitamina E e vitamina K. Para além disso, entre as frutas, os morangos são uma das fontes naturais mais ricas em folato e mais baixas em açúcar, e apresentam uma atividade antioxidante notavelmente elevada. São igualmente uma boa fonte de manganês, iodo, magnésio, cobre, ferro e fósforo.
Adicionalmente, os morangos são ricos em compostos bioativos, representados particularmente pelos flavonóides, principalmente as antocianinas - responsáveis pela coloração vermelho-azul-púrpura das bagas. Acredita-se que os compostos bioativos tenham a capacidade de fornecer e ativar a proteção antioxidante celular, eliminar os radicais livres, inibir a expressão de genes inflamatórios e, consequentemente, proteger contra danos celulares induzidos por danos oxidativos e inflamatórios, e por citotoxicidade.
Por estes motivos, atribuem-se aos morangos efeitos protetores contra doenças crónicas, como doenças cardiovasculares, cancro, Alzheimer e depressão. Em alguns estudos, a ingestão de morangos foi também associada a efeitos favoráveis na inflamação, na sensibilidade e resposta à insulina, no estado antioxidante, e na distribuição e tamanho dos lípidos no sangue. Porém, noutros estudos não se conseguiram demonstrar os mesmos efeitos.
Para além disso, os morangos podem ser incluídos na dieta restrita em FODMAPs, uma vez que são frutos com baixo teor deste conjunto de hidratos de carbono de cadeia curta, que se associam a sintomas gastrointestinais, especialmente em indivíduos que sofrem de Síndrome do Intestino Irritável.
Mais ainda, os morangos são extraordinariamente versáteis, podendo ser incluídos em iogurtes, sumos e batidos, bem como em gelados, bolos e compotas sem adição de açúcar, e ainda em sopas frias e saladas. De igual modo, são uma fruta de fácil preparação e consumo, sendo facilmente integrada em lanches e snacks. Recomenda-se, contudo, que sejam consumidos dentro da sua época sazonal - de abril a agosto, para que os seus atributos nutricionais sejam mantidos.
Em síntese, os morangos são frutos baixos em calorias, extremamente ricos em vitamina C e compostos bioativos, perfeitos para incluir na nossa alimentação nos meses mais quentes.
Leia Também: "Quanto mais picante for a pimenta, maior o seu efeito afrodisíaco"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com