Pandemia: Restrições na mobilidade são eficazes durante pouco tempo

Estudo realizado por investigadores da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, nos Estados Unidos, aponta que tentativas de limitar a mobilidade da população de modo a diminuir e a controlar o contágio da Covid-19 são eficazes somente por um curto período de tempo.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
27/04/2021 08:57 ‧ 27/04/2021 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Covid-19

O estudo, publicado no Journal of Transport Geography, considerou a análise da movimentação de indivíduos nos Estados Unidos durante sete meses, refere um artigo publicado na revista VEJA.

Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores concentraram-se em dois períodos temporais distintos, nomeadamente a primeira vaga da pandemia, entre março e junho de 2020, e a segunda vaga, de junho a setembro. Sendo que as informações acerca da deslocação da população foram recolhidas através da monitorização dos telemóveis de mais de 2,6 municípios norte-americanos. 

Segundo os académicos, a mobilidade desceu bruscamente em março e abril do ano passado, porém nos meses seguintes e até junho as movimentações aumentaram vertiginosamente. 

Entretanto, entre junho e setembro, e apesar do aumento da mobilidade ter sofrido poucas alterações, a situação de saúde pública nos Estados Unidos continuou a agravar-se.

Adicionalmente, o estudo concluiu que a movimentação em cidades democratas era menor, comparativamente à da registada em zonas republicanas.

Leia Também: Covid: Distanciamento de 2 ou 18 metros oferece o mesmo grau de proteção

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas