Confirmado: Junção de vacinas da AstraZeneca e Pfizer potencia imunidade

Os novos dados de um ensaio clínico realizado pelo Instituto de Saúde Carlos III confirmam que combinar as vacinas da AstraZeneca e da Pfizer aumenta a imunidade celular, potenciado assim a produção de mais anticorpos contra a Covid-19.

Notícia

© Shutterstock

Liliana Lopes Monteiro
02/06/2021 12:08 ‧ 02/06/2021 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Coronavírus

Segundo um estudo publicado na revista científica The Lancet, os novos dados provenientes do ensaio clínico CombivacS acerca da possibilidade de combinar as duas vacinas - nomeadamente de administrar uma dose do imunizante da AstraZeneca e uma segunda da Pfizer - revelam que a toma de ambas incita uma resposta mais potente e eficaz do sistema imunitário, resultante da produção mais elevada de anticorpos. 

De acordo com um comunicado de imprensa divulgado pelo Instituto de Saúde Carlos III, do Ministério da Ciência e da Inovação, em Espanha, o organismo reage a ambas as vacinas com duas formas de defesa.

Primeiro gera a chamada imunidade humoral, que consiste na geração de anticorpos por células imunes denominadas linfócitos B, que bloqueiam o vírus antes da infeção se manifestar.

Depois, produz imunidade celular, que ocorre graças à ativação de linfócitos T, outro tipo de células imunes capazes de destruir as células já infetadas.

Mais concretamente, os dados do CombivaC apontam que a vacinação com uma dose da AstraZeneca e uma segunda da Pfizer aumenta em até quatro vezes a produção da proteína interferão-gama que ajuda a dar resposta imune celular.

A produção de anticorpos é o principal objetivo das vacinas, porém conferir imunidade celular é extremamente importante de modo a reforçar a resposta imunitária e melhorar a proteção do corpo frente ao novo coronavírus SARS-CoV-2, sublinha o Instituto. 

Leia Também: Combinação de vacinas da AstraZeneca e Pfizer é segura e eficaz

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas