Um novo estudo publicado ontem, dia 22 de junho, apurou que quem toma a pílula tem uma probabilidade superior de desenvolver glaucoma - uma condição ocular em que o nervo ótico, que conecta o olho ao cérebro, é danificado.
O glaucoma é a segunda causa de cegueira em todo o mundo, e embora seja uma condição comum, se não for tratada pode provocar cegueira.
Leia Também: Pílula do dia seguinte vs pílula abortiva. Saiba tudo sobre ambas
Contudo, os especialistas já apontaram que o risco é baixo e que os novos dados não devem dissuadir as mulheres de tomarem pílula.
A análise publicada no British Journal of Clinical Pharmacology examinou os dados eletrónicos de mulheres entre os 15 e os 45 anos, entre 2008 e 2018.
O trabalho científico concluiu que mulheres que usam o contracetivo hormonal correm mais do dobro do risco de desenvolverem glaucoma.
As amostras examinadas incluíram informações de mais de cinco milhões de mulheres. Além, de dados de 2,366 mulheres que desenvolveram glaucoma e 9,464 parte de um grupo de controlo.
De acordo com os investigadores, não foi detetado um risco mais elevado em mulheres que haviam tomado o fármaco no passado.
Adicionalmente, os especialistas afirmaram que as mulheres com mais de quatro prescrições para contracetivos hormonais nos últimos dois anos apresentavam uma chance superior de glaucoma, comparativamente às que apenas tinham tomado uma ou duas prescrições.
Leia Também: A leitora perguntou: Tomar a pílula provoca ansiedade e causa depressão?