A cereja é um alimento denso em nutrientes e componentes bioativos, incluindo polifenóis, antocianinas, carotenóides, vitamina C, potássio e fibra. Além disso, as cerejas são uma boa fonte de triptofano, serotonina e melatonina.
Complementarmente, como 83% da sua constituição é água, as cerejas possuem um baixo valor calórico – 100 g de cerejas (≈26 unidades) equivalem a apenas 67 kcal!
Relativamente aos benefícios do seu consumo, a evidência científica atual aponta para que o consumo de cerejas diminua os marcadores de stresse oxidativo, a inflamação e a pressão arterial, assim como a dor muscular e perda de força induzida pelo exercício físico. Adicionalmente, alguns estudos indicam efeitos benéficos na artrite, diabetes e hiperlipidemia, bem como no sono, na função cognitiva e, potencialmente, no humor. Deve notar-se que muitos destes estudos recorreram a quantidades (45-270 cerejas/dia) acima da habitual dose de consumo.
Mais ainda, as cerejas são uma fruta que não exige preparação, pelo que é facilmente transportada e consumida integrada em lanches e snacks, sendo igualmente uma excelente opção para levar para a praia.
Em síntese, as cerejas são extremamente nutritivas e perfeitas para incluir na nossa alimentação nos meses de calor.
Leia Também: Da frescura à riqueza nutricional. Inclua o pepino na sua alimentação