Os benefícios poderosos dos espinafres para a saúde (e desvantagens)
É fã deste alimento?
© Shutterstock
Lifestyle Superalimentos
Com certeza recorda-se do Popeye, o desenho animado que assim que comia uma lata de espinafres adquiria uma força sobre-humana. Ora, segundo um artigo publicado pela CNN um facto que pode confirmar essa ligação entre o consumo do vegetal e força é a sua abundância em nitrato, "substância que pode aumentar a resistência muscular", explica Normam Hord, investigador do departamento de nutrição da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos.
Hord conta que o nitrato é rapidamente consumido durante a prática de atividade física intensa, e que repor a substância contribui para o fortalecimento dos músculos exercitados.
Leia Também: Cerejas: Uma fruta densa em nutrientes para desfrutar nos meses de calor
"No entanto, são necessários mais estudos para determinar se o aumento do nitrato no músculo se traduz em aumento da força e do desempenho atlético", diz.
Adicionalmente, o espinafre é abundante em vitamina K, que ajuda a reduzir a pressão sanguínea e o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas. É ainda uma excelente fonte de vitamina C, além de não ter colesterol ou gordura.
Mais ainda, a CNN revela que o nutricionista Rahaf Al Bochi recomenda adicionar o vegetal à dieta, devido aos benefícios à saúde conferidos pelas suas substâncias antioxidantes, vitaminas como folato, magnésio e vitamina A, além de fibras.
Os espinafres são igualmente abundantes em luteína, uma substância associada à saúde ocular e à redução de ocorrência de degeneração macular, uma das principais causas de cegueira em idosos.
De salientar que a ingestão de folhas verdes em geral está associada à inibição de doenças cardíacas, à redução de incidência de acidentes vasculares cerebrais e de alguns tipos de cancros, assim como a diminuição do declínio das funções cognitivas, de acordo com um estudo publicado na revista Neurology, em 2018.
Desvantagens do consumo exagerado de espinafres
Os espinafres, principalmente se consumidos crus, podem gerar desconforto por acumulação de gases.
Segundo Normam Hord: "qualquer alimento ingerido em demasia não faz bem à saúde, incluindo o espinafre. Este contém ácido oxálico, que pode dificultar a absorção de minerais como o cálcio pelo organismo". O especialista acrescenta ainda que excesso de ácido oxálico também pode estimular a formação de pedras nos rins.
Outro efeito indesejado da ingestão do vegetal remete para a vitamina K presente no alimento que pode interferir na ação de medicamentos anticoagulantes.
"Pessoas que tomam esse tipo de medicamento devem reduzir o consumo de espinafre", alerta Hord.
Leia Também: Quatro a alimentos a ingerir durante a gravidez
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com