Quantas horas preciso de dormir? Depende da idade, dizem especialistas

“As necessidades de sono variam ao longo da vida”, sugere psiquiatra.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
08/09/2021 08:29 ‧ 08/09/2021 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Sono

A resposta não é simples, de acordo com Raj Dasgupta, professor assistente de medicina clínica na divisão de medicina pulmonar, cuidados intensivos e medicina do sono na Keck School of Medicine da University of Southern California, nos Estados Unidos.

Em declarações à CNN, o especialista explicou que as necessidades de sono são bastante individualizadas, mas que a recomendação geral, ou seja o ideal,  é dormir entre sete a nove horas por noite.

Todavia, essas diretrizes mudam à medida que as pessoas envelhecem. "As necessidades de sono variam ao longo da vida", afirmou também à CNN Christina Chick, pós-doutorada em psiquiatria e ciências comportamentais na Universidade de Stanford.

Leia Também: Quer dormir melhor? Então, pinte o seu quarto desta cor

Adultos

A população adulta deve dormir pelo menos sete horas por noite, contudo uma em cada 3 pessoas não o faz, segundo a agência reguladora dos Estados Unidos Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

O sono insatisfatório tem sido associado a consequências para a saúde a longo prazo, como maior risco de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, demência, ansiedade, depressão e transtorno bipolar, referiu Dasgupta.

Crianças e adolescentes

No primeiro ano de vida, pode ler-se na CNN, os bebés podem dormir de 17 a 20 horas por dia, de acordo com Dasgupta. Entretanto, bebés entre os 4 e 12 meses precisam pelo menos de 12 a 16 horas de sono. 

Já as crianças entre 1 e 3 anos devem dormir de 11 a 14 horas, destaca Bhanu Kolla, professor associado de psiquiatria e psicologia da Clínica Mayo. Crianças de 3 a 5 anos necessitam 10 a 13 horas de sono e as de 6 a 12 anos devem dormir de 9 a 12 horas. 

Adicionalmente, os adolescentes devem dormir de oito a 10 horas, mencionou Kolla. 

Leia Também: Experiência revela por que motivo dormir mais nem sempre é benéfico

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas