O mundo está inundado por produtos potencialmente tóxicos, a maioria de plástico, que estão a ameaçar a nossa saúde, refere um novo estudo, divulgado na revista Environmental Pollution. A investigação detetou a presença de um cocktail de químicos em alimentos, champôs, maquilhagem, perfumes e brinquedos.
Esta acumulação de químicos pode contribuir para cerca de 91 mil a 107 mil mortes prematuras por ano entre pessoas com idades entre os 55 e os 64 anos só nos Estados Unidos. O alerta foi deixado por um grupo de investigadores da Escola de Medicina Grossman da Universidade de Nova Iorque.
De acordo com os resultados do estudo, foram rastreados ftalatos, um composto químico para deixar o plástico mais maleável e que é considerado cancerígeno. Os investigadores são perentórios: altos níveis de flalatos no organismo disparam o risco de morte em pessoas com doenças cardíacas. Além disso, têm ainda mais probabilidade de vir a sofrer de diabetes ou excesso de peso.
O principal autor do estudo, Leonardo Trasande, lança o apelo: "Este estudo reforça a importância da redução ou corte do uso de plásticos".
Leia Também: O número de passos que deve andar por dia para evitar morte prematura