Se pensa deixar de fumar, mas está relutante, saiba que não está condenado a engordar no futuro. Embora esteja provado que a ausência de nicotina aumenta o apetite, há formas eficazes de contornar a situação.
Eis as dicas da Direção-Geral de Saúde, compiladas pelo portal da CUF, para evitar ganhar peso durante o processo:
Consulte um nutricionista
Melhor do que ninguém, este profissional de saúde poderá elaborar um plano alimentar adequado às suas necessidades.
Faça um diário alimentar
A ideia é simples: registe as refeições e horários nos cinco dias anteriores a deixar de fumar. Assim, conseguirá compará-los com os cinco dias seguintes, compreender as alturas em que tem maior vontade de comer e antecipá-las.
Atenção às dietas restritivas
Isso pode resultar numa perda de peso à custa de massa muscular.
Espere 15 minutos antes de comer
Se sentir fome sem desconforto intestinal e dores de cabeça, o mais certo é ser uma partida da sua cabeça. Espere 15 minutos e, se a fome passar, saberá que era gula.
Pastilhas sem açúcar ou frutos secos gordos sempre à mão
As pastilhas ajudam a aliviar tensão dos músculos do maxilar usado na inalação do fumo do cigarro, enquanto os amendoins, amêndoas, avelãs, ou nozes poderão ser os seus melhores amigos quando sentir maior compulsão para fumar. No entanto, seja moderado.
Faça várias pequenas refeições
Esta estratégia permitir-lhe-á manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados.
Privilegie os lanches saudáveis
Frutas e hortícolas crus, como palitos de cenoura, leite e derivados magros e cereais integrais devem passar a estar mais presentes na sua rotina alimentar.
Consuma proteínas e fibras durante o dia
Estes alimentos retardam o esvaziamento gástrico e ajudam à sensação de saciedade. Na prática, quer isto dizer que diminuem o apetite.
Beba líquidos
A água ajuda a libertar a nicotina, assim como os sumos de fruta sem açúcar, embora estes últimos devam ser ingeridos com moderação.
Modere o consumo de bebidas com cafeína
Café, chás verde e preto, refrigerantes, bebidas energéticas e o álcool contém substâncias excitantes que podem provocar ansiedade e levar a um maior de comer.
Pratique exercício físico
Está mais do que comprovado que a atividade física regular diminui a ansiedade.
Leia Também: Pouse o cigarro! Especialistas dão dicas para deixar de fumar