O co-fundador e presidente da Moderna, Noubar Afeyan, considerou, em entrevista ao canal Fox Business Network, que pode vir a ser necessário um reforço anual da vacinação contra a Covid-19 para aumentar a quantidade de anticorpos e a proteção contra o SARS-CoV-2.
O responsável da empresa farmacêutica norte-americana recomenda duas dose anuais para combater o novo coronavírus. "Não sabemos se a Covid-19 vai passar de uma pandemia a um vírus potencialmente endémico com o qual teremos a viver. Se assim for, então pode muito bem vir a ser preciso um reforço anual da vacina - potencialmente variável de ano para ano ou de poucos em poucos anos - à semelhança do que fazemos com a vacina da gripe", diz.
Em resposta à incerteza provocada pelo novo coronavírus, a farmacêutica anunciou que estão já em curso testes para uma vacina contra a gripe sazonal. O objetivo, explica Afeyan, é lançar esta vacina com uma dose de reforço contra a Covid-19 para impedir a propagação do vírus durante a próxima época gripal.
Leia Também: Especialistas defendem vacinação de idosos contra várias doenças