Será que já sabe tudo sobre acne?

Tire a prova dos nove.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
10/11/2021 14:35 ‧ 10/11/2021 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Dermatologia

Como bem sabe, a acne é uma doença inflamatória da pele, causada por alterações hormonais que aumentam a estimulação de sebo pelas glândulas sebáceas, originando assim a obstrução dos poros dérmicos. No entanto, apostamos que não fazia sequer ideia de que existem sete tipos de acne.

Curioso? Veja abaixo as explicações da DepilConcept:

Acne não-inflamatória

A acne não-inflamatória ou acne comedónica é o tipo de acne mais comum. Geralmente, tende a surgir na puberdade, a partir dos 15 anos, em rapazes e raparigas.

Acne pápulo-pustulosa

Consiste na presença de elevações na pele que contêm pus, são arredondadas, endurecidas, avermelhadas e podem ser dolorosas. Este tipo de acne surge devido à inflamação das glândulas sebáceas por ação da proliferação de microrganismos no local, principalmente da bactéria propionibacterium acnes. Neste caso, é importante consultar um dermatologista.

Acne nódulo-cística

Popularmente conhecida como espinha interna, é caracterizada pela presença de nódulos internos no rosto, costas e tórax. Estes nódulos são bastante dolorosos e palpáveis. Surgem, sobretudo, devido a alterações hormonais relacionadas com a adolescência ou período menstrual.

Acne conglobata

A acne de grau 4 caracteriza-se por um conjunto de lesões próximas umas das outras com pus. Podem levar à formação de abscessos e fístulas na pele, e, consequentemente, à deformação da pele.

Acne fulminante

É uma forma rara de acne. Além das borbulhas, surgem outros sintomas como febre, dor nas articulações e mal-estar. É mais comum em homens e surge no peito, costas e rosto.

Acne neonatal

Corresponde ao aparecimento de espinhas e cravos no rosto do bebé devido à troca de hormonas entre a mãe e o bebé durante a gestação, o que pode favorecer o aparecimento de pequenas 'bolinhas' no seu rosto, testa ou costas.

Acne medicamentosa

Surge como consequência do uso de alguns medicamentos, como anticoncepcionais, suplementação prolongada, excessiva de vitamina B, tratamentos hormonais ou cortisona.

Leia Também: Borbulhas fora de controlo? Cinco dicas para tratar a acne tardia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas