Quantas vez dá por si, entretido, e, de repente, repara no seu gato, imóvel e sem expressão facial? Um estudo das universidades de Liverpool e John Moores, no Reino Unido, publicado no Journal of Research in Personality, revela que todos os gatos têm um traço de psicopatia.
Os investigadores analisaram o comportamento de mais de dois mil gatos domésticos para chegar a esta conclusão perturbadora: "É provável que todos os gatos tenham um traço de psicopatia". No entanto, Rebecca Evans, uma das autoras do estudo, refere que esta característica já foi útil para os ancestrais dos gatos no que toca à procura de alimento, território e oportunidades de acasalamento.
Os autores do estudo utilizaram a primeira ferramenta (CAT-Tri +) disponível para medir a psicopatia em gatos. No fundo, trata-se de um questionário, através do qual são avaliados os níveis de 'mesquinhez' do gato, traços como falta de empatia e agressividade, 'desinibição' e 'ousadia'. Depois, estas características são pontuadas numa escala de um a cinco.
A equipa de investigadores espera que este estudo possa contribuir para melhorar o relacionamento entre donos e animais de estimação, diminuindo, assim, as taxas de abandono. Evans diz que os donos e veterinários devem usar o questionário para perceber comportamentos indesejados e melhorar o ambiente dos gatos de acordo com o seu caráter. "Um gato com pontuação alta na seção 'ousado' precisa de brinquedos mais altos e espaço para escalar, porque o Cat-Tri + sugere que um gato ousado gosta de explorar e escalar", diz. Por outro lado, "enriquecer o ambiente para gatos atrevidos pode reduzir o comportamento agressivo em relação às pessoas, outros animais de estimação e lugares".
Leia Também: Estes são os animais mais inteligentes do mundo (surpreenda-se!)