Receber uma vacina contra o SARS-CoV-2 a determinadas horas do dia pode desencadear níveis mais elevados de anticorpos. Esta é a principal conclusão de um estudo publicado no Journal of Biological Rhythms.
O estudo, realizado por investigadores das Universidades de Harvard e Oxford, nos Estados Unidos e Reino Unido, respetivamente, concluiu que a melhor hora ser vacinado é entre as 15 e as 21 horas. Contudo, admitem que são necessários mais estudos sobre o tema e que, independentemente da hora, o mais importante é que a população seja vacinada.
Os autores do estudo analisaram os níveis de anticorpos produzidos após a vacinação contra a Covid-19 em 2190 profissionais de saúde do Reino Unido. Foram recolhidas amostras de sangue e os investigadores desenvolveram um modelo através do qual mediram o efeito da vacina nos níveis dos anticorpos com base, por exemplo, na hora do dia.
"Os resultados podem ser relevantes para otimizar a eficácia da vacina", acredita Elizabeth Klerman, uma das coautoras do estudo.
Leia Também: Covid-19. Vacinas disponíveis podem ser usadas como dose de reforço