O xantelasma é um sinal de alerta para níveis extremamente elevados de colesterol LDL (o 'mau' colesterol), revelam especialistas da Academia Americana de Dermatologia ao jornal Express.
Trata-se de uma lesão amarela nos cantos internos das pálpebras, normalmente indolor, formada por colesterol que se acumula em forma de bolsas sob a pele. Por si só, não são prejudiciais à saúde, mas interferem na estética corporal, podendo levar a problemas de autoestima.
Mas não é tudo. O colesterol elevado também pode ser identificado pelo olhar. A presença de um anel à volta da córnea, que pode ter a cor azul, branca ou cinza na íris, pode ser considerada sinal de colesterol alto se ocorrer em indivíduos com menos de 45 anos.
Recorde-se que o colesterol alto pode ser a causa de vários problemas cardiovasculares. Acontece mais nos homens do que nas mulheres. Ainda assim, é possível tratar e controlar o colesterol elevado através de uma dieta alimentar saudável e equilibrada, prática de exercício físico regular e da toma de fármacos específicos.
Leia Também: O tipo de café que ajuda a evitar o colesterol alto. É fã?