De acordo com um novo estudo realizado por investigadores chineses e citado pela revista Galileu, os anticorpos produzidos após a toma de três doses da vacina Coronavac bastam para neutralizar todas as variantes do coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, incluindo a estirpe mais recente Ómicron.
Os investigadores colheram amostras de 60 voluntários, entre os quais metade haviam sido vacinados com duas doses da Coronavac e a outra metade havia sido inoculada com três doses. Sendo que nenhum dos participantes havia sofrido de Covid-19 previamente à pesquisa.
Leia Também: Covid-19: Afinal, pessoas sem sintomas podem transmitir o vírus?
Conforme avança um comunicado publicado pelo Instituto Butantan e a revista Galileu, os cientistas conseguiram isolar 323 anticorpos existentes no soro de quatro voluntários vacinados com a terceira dose.
Esses anticorpos derivavam de células B, responsáveis pela memória do sistema imunológico.
De seguida, variantes distintas do novo coronavírus foram expostas ao soro e os cientistas constataram que metade dos anticorpos foram suficientes para as neutralizar.
Adicionalmente, os investigadores testaram cobaias animais de modo a comprovar a eficácia dos anticorpos. Uma dose de soro que continha um único anticorpo diminuiu em 10 mil vezes a quantidade do vírus nos pulmões dos bichos. Entretanto, uma dose extra, que incluía quatro anticorpos, eliminou totalmente o SARS-CoV-2.
O estudo, que ainda não foi revisto por pares, foi levado a cabo por cientistas da Academia Chinesa de Ciências, da Academia Militar Chinesa de Ciências, do Instituto Nacional de Controle de Drogas e Alimentos e da Sinovac.
Leia Também: Vacina da AstraZeneca é eficaz contra a Ómicron com dose de reforço