Um em cada cinco britânicos admite que só lava os dentes uma vez por dia - e mais de um quarto confessa que nunca usa o fio dental, revela um novo estudo britânico.
A pesquisa que envolveu dois mil adultos apurou que três em cada dez pessoas desleixaram os seus cuidados de higiene oral durante os vários períodos de confinamento - embora, três quartos dos indivíduos estejam confiantes de que voltarão ao normal em breve.
E 36% disseram que a falta de rotina levava a que se esquecessem de escovar os dentes tão regularmente quanto deveriam.
Entretanto, 28% afirmaram ter outros problemas de saúde em mente durante a quarentena, pelo que a sua saúde oral não era uma prioridade.
Quase um quarto não visitou um dentista no último ano - e um em cada 20 normalmente não substitui a escova de dentes mais frequentemente do que a cada seis meses.
Constatou-se também que 22% passaram mais de três dias sem lavar os dentes.
O médico Alex George, que está a trabalhar com a Colgate Total na campanha #Happyhabits, disse ao The Sun: "a sua boca é uma porta de entrada para sua saúde geral.
"Questões como problemas nas gengivas têm sido associadas com problemas de saúde, incluindo diabetes, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias e até mesmo demência, e é por isso que é tão importante incluir os cuidados bocais como parte de uma rotina de saúde mais ampla".
O estudo também apurou que quase três em cada dez respondentes (28%) desconheciam que as condições bocais podem levar a múltiplas complicações de saúde.
Em média, os britânicos afirmam escovar os dentes durante aproximadamente 93 segundos de cada vez - mas um quinto não chega a um minuto.
De acordo com a pesquisa, 82% dos dentistas notaram que a saúde oral dos seus pacientes diminuiu significativamente durante a pandemia.
E todos os dentistas questionados mencionaram terem assistido a um aumento de problemas de saúde oral comuns, incluindo dor de dentes, abscessos dentários, sensibilidade, acumulação excessiva de placa, doença gengival e cáries.
Leia Também: Demência atingirá 153 milhões de pessoas no mundo em 2050