Apesar do seu discreto tamanho, a tiroide tem um papel muito importante no controlo do bom funcionamento do nosso organismo. As hormonas produzidas por esta glândula participam na regulação de diversos sistemas (ex: cardiovascular, digestivo, reprodutor) e processos do metabolismo.
A resposta do corpo ao mau funcionamento da tiroide é o abrandamento do metabolismo. Um metabolismo mais lento traduz-se, por sua vez, numa tendência para o aumento do peso corporal. Por isso, não raras vezes, as pessoas que têm hipotiroidismo sentem uma dificuldade acrescida em manter um peso estável.
Ana Sofia Ramos© DR
A pele também não fica de fora! Para além de uma maior intolerância ao frio, o hipotiroidismo pode refletir-se numa maior secura da pele. Muitas queixas contemplam também o cabelo e as unhas, que ficam mais frágeis e quebradiços. Estes são alguns dos cuidados que podem ajudar a manter a sua pele com um aspeto saudável:
- Tome banhos rápidos e de água tépida;
- Privilegie o uso diário de produtos de higiene com ação hidratante;
- Durante a aplicação de hidratantes, massaje bem a pele para estimular a circulação sanguínea;
- Agasalhe-se bem do frio, protegendo sobretudo as zonas mais expostas.
No próximo dia 22 de fevereiro, pelas 21 horas, visite o Instagram das Farmácias Holon e assista em direto à conversa entre Priscila Araújo, nutricionista Holon e Ana Teresa Gonçalves, farmacêutica do Serviço de Dermofarmácia Holon. Continue a acompanhar as “Conversas de Mulheres… sobre Hipotiroidismo”, uma iniciativa que associa as Farmácias Holon, a Merck S.A. e a Associação das Doenças da Tiroide para sensibilizar e dar a conhecer o hipotiroidismo à população portuguesa.
Leia Também: Os sinais de doenças da tiroide que os homens não devem ignorar