Um estudo, a decorrer desde 1985 e que envolveu mais de 10 mil britânicos, revela que as pessoas que sofrem doenças crónicas - entre elas a tensão arterial elevada, diabetes, doença cardíaca, depressão e acidente vascular cerebral - estão mais propensas a desenvolver demência. A descoberta foi feita por investigadores da University College London, no Reino Unido.
Dados do estudo, divulgado na revista científica BMJ, mostram que os indivíduos com duas ou mais doenças crónicas na meia idade têm 2,4 mais probabilidade de desenvolver demência. Ter três ou mais doenças aos 55 aumenta em cinco vezes esse risco.
Por outro lado, quando estas doenças surgem entre os 60 e os 65 anos, o risco de desenvolver demência baixa para 1,5.
Os investigadores acrescentam que as hipóteses de desenvolver demência crescem 18% a cinco anos quando as doenças surgem antes dos 70 anos. Ao longo de 32 anos, foram registados 639 casos de demência.
Demência é um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço. Para a maioria não existe tratamento e também não há uma forma definitiva de prevenir a demência.
Leia Também: Este hábito 'inocente' aumenta risco de diabetes e de demência