Com apenas três anos, Frederica foi diagnosticada com leucemia. E tudo mudou. "A vida dos pais para. Mas tudo o resto à nossa volta continua", afirma a mãe, Patrícia, que dá o testemunho num vídeo que a Fundação Rui Osório de Castro (FROC) partilhou no Youtube para assinalar o Dia Internacional da Criança com Cancro.
Mas como esta família há muitas outras. Em comunicado, a FROC revela que há cerca de 400 crianças e adolescentes em Portugal para quem a vida para na sequência de um diagnóstico.
"Neste Dia Internacional da Criança com Cancro, voltamos a reforçar o nosso compromisso de estar com as crianças e adolescentes que enfrentam o diagnóstico de cancro e com as suas famílias, hoje e sempre. Ao mesmo tempo queremos homenagear todos os que passam por um diagnóstico: são todos uns heróis", reforça Cristina Potier, diretora-geral da FROC.
No entanto, para poder continuar a contribuir para o desenvolvimento de iniciativas em oncologia pediátrica, para manter o apoio dado às crianças com cancro e às suas famílias, a FROC apela à consignação do IRS, que permite encaminhar uma parte do imposto que seria a favor do Estado para uma entidade, sem qualquer custo. Como? No momento de preenchimento do Modelo 3, deve indicar que o pretende fazer, incluindo o número de identificação fiscal da FROC (509413099).
Leia Também: Estudo quer detetar e prevenir leucemia na população adulta de Coimbra