Falhas de memória, alterações do humor e de personalidade, irritabilidade inexplicável, perda de objetos comuns e dificuldades em tarefas diárias. Estes são os sintomas mais comuns de demência. Porém, há um sinal de alerta que se manifesta na casa-de-banho e que pode ser a chave para um diagnóstico precoce.
Segundo investigadores do Institut du Cerveau, em Paris, a dificuldade em regular a progressão das fezes ou a incapacidade total em evacuar pode ser um sinal de alerta precoce de demência.
Recorde-se que um estudo publicado na Lancet Digital Health, que envolveu 20 214 pessoas com Alzheimer no Reino Unido e 19 458 pessoas em França, sugere que doenças como o Alzheimer podem surgir no cérebro duas décadas antes dos sintomas começarem a manifestar-se.
Demência é um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço. Para a maioria não existe tratamento e também não há uma forma definitiva de prevenir a demência.
Recorde-se que a Organização Mundial de Saúde estima que existam 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo, número que pode chegar os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões. A doença de Alzheimer representa cerca de 60 a 70% de todos os casos de demência.
Leia Também: Como reduzir para metade o risco de desenvolver demência