Será demência? O sinal de alerta que jamais deve ignorar quando vai ao WC

Tire as teimas!

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
04/03/2022 09:00 ‧ 04/03/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Demência

Falhas de memória, alterações do humor e de personalidade, irritabilidade inexplicável, perda de objetos comuns e dificuldades em tarefas diárias. Estes são os sintomas mais comuns de demência. Porém, há um sinal de alerta que se manifesta na casa-de-banho e que pode ser a chave para um diagnóstico precoce. 

Segundo investigadores do Institut du Cerveau, em Paris, a dificuldade em regular a progressão das fezes ou a incapacidade total em evacuar pode ser um sinal de alerta precoce de demência.  

Recorde-se que um estudo publicado na Lancet Digital Health, que  envolveu 20 214 pessoas com Alzheimer no Reino Unido e 19 458 pessoas em França, sugere que doenças como o Alzheimer podem surgir no cérebro duas décadas antes dos sintomas começarem a manifestar-se.

Demência é um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço. Para a maioria não existe tratamento e também não há uma forma definitiva de prevenir a demência. 

Recorde-se que a Organização Mundial de Saúde estima que existam 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo, número que pode chegar os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões. A doença de Alzheimer representa cerca de 60 a 70% de todos os casos de demência.

Leia Também: Como reduzir para metade o risco de desenvolver demência

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas