Algumas pessoas também experienciam sensibilidade à luz e ao som ou tonturas.
O álcool é metabolizado em acetaldeído, uma substância que é tóxica em grandes quantidades, de acordo com a Harvard Health, embora as concentrações raramente cheguem tão alto.
Beber também interfere com a atividade cerebral durante o estado de repouso, como tal a ressaca pode levar à privação do sono.
Leia Também: O consumo diário destas bebidas reduz o tamanho do cérebro, alerta estudo
Mais ainda, o álcool interfere com as hormonas responsáveis por regularem o relógio biológico do organismo, fazendo com que a ressaca se assemelhe à sensação de 'jet lag'.
Robert Swift, investigador do Providence Veterans Affairs Medical Center em Rhode Island, nos Estados Unidos, foi coautor de uma das fontes mais citadas sobre o tema em 1998 e analisou possíveis curas para a condição.
O académico falou com a Harvard Health Publishing e facultou um resumo de remédios para tratar a ressaca.
Uma das formas sugeridas para aliviar os sintomas consiste em consumir mais álcool. A ideia é que a ressaca é uma forma de abstinência de álcool, ora beber um pouco mais pode aliviar a sensação de mal estar.
No entanto, Swift desaconselha o uso de álcool como 'cura'.
"Esse método apenas perpetua um ciclo", disse à Harvard Health.
"Não permite recuperar".
Ao invés, beber água e outros fluidos hidratantes pode ajudá-lo a recuperar, e consumir certos alimentos também pode ser benéfico.
O álcool diminui os níveis de açúcar no sangue, como tal comer hidratos de carbono pode forçar o corpo a voltar ao 'normal' e aliviar a sensação de fadiga.
Adicionalmente, evitar bebidas alcoólicas de cor escura pode tornar a ressaca do dia seguinte mais tolerável.
Bebidas límpidas, como vodka e gin, são uma melhor opção, já que bebidas escuras, como uísque e vinho tinto, têm compostos quimicamente relacionados, incluindo metanol, que são especialmente tóxicos.
A toma de analgésicos pode igualmente ajudar a aliviar os sintomas, mas é importante evitar o Tylenol porque os restos de álcool no corpo podem acentuar os efeitos tóxicos no fígado do ingrediente ativo desse medicamento, o acetaminofeno.
Entretanto, a cafeína presente em certos chás, como o verde e o preto, e no café pode ajudar a combater a sonolência, e as vitaminas do B e o zinco podem igualmente ajudar com ressacas menos severas.
Leia Também: O que fazer antes e depois de uma noite de copos para evitar a ressaca