Todos os dias somos confrontados com novos estudos que indicam que o café resulta numa maior longevidade ou que ajuda a prevenir doenças cardíacas, respiratórias e até cancro. Contudo, o consumo de café é desaconselhado para algumas pessoas.
Com isso em mente, o portal Metro World News reuniu seis tipos de pessoas para quem há uma contraindicação clara no consumo de café. Veja abaixo:
Pessoas com glaucoma
Glaucoma é uma das principais causas de cegueira nos adultos no mundo ocidental. É o nome dado a um conjunto de doenças que afetam o nervo ótico, normalmente de forma crónica, e tende a piorar com o consumo de café.
Quem tem síndrome do intestino irritável
Trata-se de uma perturbação do tubo digestivo que origina uma grande diversidade de sintomas digestivos crónicos ou recorrentes, como dor abdominal, obstipação, diarreia, sensação de gás e distensão abdominal. A cafeína pode causar diarreia, por exemplo.
Sofre de refluxo gastroesofágico?
O café pode fazer com que esfíncter esofágico inferior (músculo que fecha a passagem para o estômago) não feche devidamente, fazendo com que o conteúdo do estômago volte para o esófago.
Grávidas ou mulheres em amamentação
O American College of Obstetricians and Gynecologists recomenda que as grávidas não consumam mais de 200 miligramas de cafeína por dia, o equivalente a duas chávenas. Quem está a amamentar também deve moderar a ingestão de café.
Doentes cardíacos
Um dos efeitos da cafeína é o aumento da pressão arterial.
Indivíduos ansiosos
O café por si só pode causar batimentos cardíacos irregulares, pelo que pode agravar a ansiedade ou transtornos de pânico.
Leia Também: Usar cafeína em cosméticos? Descubra os surpreendentes benefícios